Minicursos

 

1. Ciência Forense: A Serviço da Investigação Criminal.

Ministrante: Profa. Msc. Shirlene Kelly (UFERSA - Pau do Ferros)

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1832472871553219

Vagas: 60

Pré Requisitos: Nenhum.

 

RESUMO

A Ciência forense é utilizada para a análise de vestígios principalmente em crimes violentos. Tais como espécimes biológicos como sangue, cabelo, sémen, e outros tecidos que estão entre os tipos de evidências mais frequentemente encontradas nas cenas do crime. Estes chegam a um laboratório criminal de várias formas, tipos e condições, fazendo com que os procedimentos analíticos normais, às vezes sejam difíceis de executar. Graças a testes e investigações forenses, é necessária uma extrema cautela para previnir contaminações na hora de identificar, recolher e conservar uma evidência biológica. Os investigadores e os profissionais de laboratório usam o tipo de materiais para manipular as evidências a fim de evitar o contacto com os vestígios recolhidos de modo a não haver contaminação (adulteração dos vestígios) dos mesmos. Os detalhes são um ponto importante no que diz respeito à observação e tratamento de vestígios. Isto tudo mostra que a ciência forense está realmente a mudar a nossa vida do dia a dia.

Logo, o curso visa possibilitar ao aluno, ter uma visão geral sobre todos esses métodos de análises que a ciência oferece aos casos judiciais. Além da parte teórica explanada ao aluno, o curso ainda consta de uma parte experimental, onde o mesmo poderá ver de perto, alguns destes métodos analíticos de Investigação.

 

2. Refino de Petróleo.

Ministrante: Prof. Msc. Marteson Camelo (UFERSA - Pau dos Ferros)

Vagas: 60

Pré Requisitos: Ter cursado ou estar cursando a disciplina de Química Geral.

 

RESUMO

Vários matérias usados diariamente, seja no trabalho ou em casa, tem como matéria prima o petróleo, o qual se trata de um conjunto de moléculas de hidrocarbonetos. Além de ser uma das principais matérias primas para bens de consumo, o petróleo é de grande importância energética representando aproximadamente 40% da energia consumida mundialmente. Porém toda essa gama de aplicações que o petróleo possui não seria possível se não fosse o refino, que consiste em dividir o petróleo nas diversas frações em que este é constituído, possibilitando a obtenção de produtos como: gasolina, querosene, diesel, GLP, nafta petroquímica, coque, entre outros. Sendo assim, este curso tem como objetivo introduzir os conceitos e aspectos relativos ao refino de petróleo. Abordando desde sua a origem e composição até a escolha do melhor esquema de refino, para atender a demanda de uma determinada região.

 

3. Programação em Matlab.

Ministrante: Prof. Msc. Josenildo Galdino (UFERSA - Pau dos Ferros)

Curriculo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0746801791799877

Vagas: 30

Pré Requisitos:

 

RESUMO

O Matlab, abreviação para MATrix LABoratory é um software com uma linguagem técnica de alta performance que integra computação, visualização e programação em um ambiente amigável, no qual,  problemas e soluções são expressas de uma forma matematicamente familiar. Além disso, o MATLAB possui uma ampla biblioteca de funções matemáticas pré-definidas e que permitem que vários problemas sejam solucionados de um modo mais simples do que com outras linguagens computacionais. Pretende-se, com o minicurso incentivar e motivar os estudantes a utilizarem a ferramenta Matlab, a partir das noções básicas que estudaremos.

 

 

4. Produção de Material de Limpeza.

Ministrante: Prof. Msc. Souto Júnior (UFERSA - Angicos)

Vagas:

Pré Requisitos:

 

RESUMO

 

5. Fundamentos de Processamento de Materiais Metálicos e Cerâmicos.

Ministrante: Prof. Dr. José Flávio (UFERSA - Pau dos Ferros) e Prof. Msc. Clawsio Sousa (UFERSA - Pau dos Ferros)

Vagas: 20 Vagas

Pré Requisitos: Nenhum

 

RESUMO

O minicurso versará sobre os fundamentos das propriedades físico-químicas dos materiais metálicos e cerâmicos, na qual serão abordados os principais tipos de processamento destes materiais e suas possíveis aplicações. Está prevista para o final do minicurso, a realização de experimentos visando a produção de amostras metálicas e cerâmicas. 

 

6. Aspectos Climáticos no Semiárido Brasileiro.

Ministrante: Prof. Msc. Stefeson Melo (UFERSA - Pau dos Ferros)

Vagas:

Pré Requisitos:

 

RESUMO

 

7. Gestão Ambiental Empresarial.

Ministrante: Prof. Msc. Jorge Filho (UFERSA - Pau dos Ferros) e Alexsandro Pereira (J. Patrício Metais e Comércio Ltda)

Vagas: 30

Pré Requisitos:

 

RESUMO

Desde o surgimento do que poderíamos chamar de o Projeto da Modernidade, iniciado no século XVI, que visava estender o domínio do homem sobre a natureza circundante até o repensar dos caminhos do desenvolvimento humano efetuado ainda no seio do iluminismo e, sobretudo, na Contemporaneidade, um longo percurso foi traçado. Percurso que apresenta inúmeros percalços e descaminhos que afastam o homem de si mesmo e da natureza e que chegam ao ponto de ameaçar a própria de existência da nossa civilização. Nesse sentido, a Revolução Industrial, ocorrida a partir do final do século XVIII, trouxe uma forte apropriação da natureza, a produção de bens de consumo e a geração de resíduos com características diferentes daqueles produzidos anteriormente, proporcionando um cenário de crise ambiental. Assim, surge a Gestão Ambiental Empresarial com a finalidade de minimizar os impactos das atividades de produtivas humanas sobre o meio ambiente e estabelecer a busca contínua de melhoria de qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambientais de trabalho.

 

8. Principais Processos de Separação Industriais.

Ministrante: Prof. Msc. Ricardo Melo (UFERSA - Pau dos Ferros) e Msc. Luiz Nascimento (UFRN)

Vagas: 25

Pré Requisitos: Nenhum.

 

RESUMO

O curso abordará os processos de separação mais comuns na engenharia química: destilação, extração e adsorção. Serão apresentados os aspectos teóricos em relação a cada processo, aspectos práticos e a transferência de calor e massa nos processos.

 

9. Análise Envoltória de Dados (DEA).

Ministrante: Prof. Msc. Lauro Nogueira (UFERSA - Pau dos Ferros)

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5606955536413172

Vagas:

Pré Requisitos:

 

RESUMO

A Análise Envoltória de Dados (do inglês Data Envelopment Analyisi - DEA) é uma ferramenta matemática para a medida de eficiência de unidades produtivas. Portanto, para que possamos estudá-la, torna-se necessário, primeiro, que saibamos o que é eficiência. Este é um conceito que muitas pessoas julgam ser intuitivo, mas que se presta a algumas confusões. O aluno, provavelmente, já terá usado expressões como "fulano é (ou não é) eficiente", talvez sem se pergutar o que realemente isso quer dizer.

Nosso objetivo é estudar processos de produção (carros de modelo popular, modelo médio, vans e modelo de luxo, por exemplo). Mas para entender os conceitos essenciais, começaremos pelo que os economistas chamam de "economia de um só produto". Ou seja, vamos admitir que usamos um único recurso (por exemplo, dinheiro) e que só é produzido um único produto.

 

10. Perspectiva Isométrica.

Ministrante: Prof. Msc. Eduardo Dias (UFERSA - Pau dos Ferros)

Vagas:

Pré Requisitos:

 

RESUMO

Perspectiva é a representação gráfica dos objetos tridimensionais. Ela pode ser feita de várias maneiras, com resultados diferentes, que se assemelham mais ou menos à visão humana. A perspectiva isométrica é o processo de representação tridimensional em que o objeto se situa num sistema de três eixos coordenados (axonometria). O mini-curso versará sobre os principais tipos de perspectiva e terá como prática a construção da perspectiva isométrica de uma residência.

 

11. Estatística Experimental Aplicada à Engenharia.

Ministrante: Prof. Msc. André Rocha (UFERSA - Pau dos Ferros)

Vagas: 60

Pré Requisitos: Ter cursado ou estar cursando a disciplina de "Estatística" ou  ter participado do minicurso de "Estatística e Análise de dados".

 

RESUMO

Muito do conhecimento que a humanidade acumulou ao longo dos séculos foi adquirido através da experimentação. Experimento é uma parte natural do processo de tomada de decisões em engenharia e em ciências. Suponha, por exemplo, que um engenheiro civil esteja investigando os efeitos de diferentes métodos de cura sobre a resistência à compressão do concreto. O experimento consistiria em fabricar vários corpos de prova de concreto usando cada um dos métodos de cura e então testar a resistência à compressão de cada espécime. Em outras situações, um Engenheiro pode testar também, por exemplo, qual carga média (em kg) é suficiente para trincar um capacete de motociclista ou a força suficiente para furar um colete á prova de balas, dentre outras. Esse curso aborda as ferramentas e procedimentos na estatística que são necessários para planejar, executar e realizar uma análise de experimentos como esses. Será abordado embasamento teórico estatístico com aplicações em situações reais da engenharia, fazendo uso do Microsoft Excel.

 

12. Análise de Dados em Laboratórios Didáticos de Física.

Ministrante: Prof. Msc. José Wagner (UFERSA - Pau dos Ferros)

Vagas:

Pré Requisitos: Ter cursado ou estar cursando alguma disciplina de Laboratório de Física.

 

RESUMO

O objetivo deste minicurso é introduzir aos interessados métodos de análise de dados em experimentos didáticos no ensino de física. Para realizar essa análise, faremos uso de softwares estatísticos com o intuito de centralizar nossa atenção nas interpretações físicas dos resultados. Outra atividade que será realizada em nosso minicurso é a utilização e a construção de alguns instrumentos de medidas com materiais de baixo custo.